História do Clube

O Clube de Futebol “OS BONJOANENSES”, agremiação Desportiva e Recreativa foi fundado em 4 de Maio de 1935 (julgamos que substituiu um pequeno Clube de rapazes, que se intitulava “Bom João F.C.”), pelos senhores João Joaquim de Brito, António Joaquim Failde Junior e José Pacheco Torradinho.

Passados alguns meses estes dirigentes assumiram a presidência, vice-presidência e de tesouraria, constituindo a primeira Direcção os senhores Joaquim Nerigão Teixeira, José Pereira Morais, António Maria de Castro, Manuel Lopes Correia e António dos Santos.

Nos primeiros anos de actividade o Clube de Futebol “OS BONJOANENSES”, tornou-se a 24a filial de “OS BELENENSES” e praticou o Ping-Pong, Basquetebol e Futebol.

Os equipamentos para o Futebol eram adquiridos à base de actividades recreativas, como por exemplo: bailes, sorteios, rifas, etc. Tudo servia para adquirir fundo para o Clube em embrião.

Por volta de 1938, os encargos exigidos, a burocracia e a falta de um campo próprio levam à desistência da modalidade de Futebol.

Conjuntamente com o Futebol surgiu o Ténis de Mesa, mais conhecido por Ping-Pong. Tornando-se na modalidade de maior incremento, resistindo até aos nossos dias.

Já naquela altura existia uma classe feminina na modalidade de Ténis de Mesa e os sucessos desportivos foram surgindo nesta modalidade e se outros incentivos não existiam, havia uma bandeira que todos defendiam com Amor e Bairrismo.

Com a desistência do Futebol, surge o Basquetebol. Os jogos eram disputados num campo de jogos no Centro da Zona do Bom João, em terreno anexo à Sede. O Basquetebol veio para ficar enraizado não só a nível do Clube como de toda a cidade de Faro. Os Bonjoanenses ao lado de um Farense, de um Imortal, do Olhanense e tantos outros Clubes proporcionaram autênticos espectáculos de massas e era salutar viver toda a alegria dos seus associados em torno do Clube.

Com altos e baixos o Basquetebol foi o desporto Rei para este Clube. Além da modalidade de Ténis de Mesa, outras modalidades surgem, embora por curtas épocas e por falta de praticantes. Por exemplo o Ciclismo também esteve representado numa Volta à Portugal.

Torne-se Sócio!


Ao assinalar esta caixa, concorda com o armazenamento e o processamento dos seus dados pela parte do Clube "Os Bonjoanenses descritos na nossa página de: Política de Privacidade.