COMUNICADO  FUTSAL FEMININO – FALTA DE COMPROMISSO E ÉTICA DESPORTIVA DE 5 ATLETAS

COMUNICADO FUTSAL FEMININO – FALTA DE COMPROMISSO E ÉTICA DESPORTIVA DE 5 ATLETAS

Na data de 29 de junho de 2018 a Direção do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro deliberou a reativação da secção de futsal no clube já a partir da época desportiva 2018-2019. O retomar desta tradição ao clube foi motivo de regozijo para todos e ficou assente a participação na 1ª Divisão Distrital de Seniores Femininos e 2ª Divisão Distrital de Seniores Masculinos, numa parceria que envolve a AAUALG (Associação Académica da Universidade do Algarve), ao abrigo do protocolo existente entre as duas entidades. Após esta decisão, foram consumados os acordos com o treinador e atletas, com o patrocinador, o enquadramento dos tempos e locais de treino com a Câmara Municipal de Faro, a inscrição das equipas na Associação de Futebol do Algarve, negociações com potenciais fornecedores de equipamentos e feita a respetiva divulgação na rede social Facebook (nas páginas da secção e do clube), dando a conhecer um acontecimento que tanto nos orgulha. No dia 21 de julho teve lugar a divulgação pública, a qual é possível visualizar nas páginas da rede social, acima mencionadas.

Contudo, no que se refere à equipa feminina, alguns acordos anteriormente firmados com algumas atletas não chegaram a bom termo devido a acontecimentos que nada dignificam o desporto, mas que não põem em causa o projeto de futsal sénior feminino no C.F. “Os Bonjoanenses” Faro e que através deste comunicado queremos dar a conhecer:

1 – Após todas as decisões e ações tomadas para darmos seguimento ao projeto feminino, fomos confrontados com uma reunião do treinador, João Silva, e a atleta Rita Valente na sede de um clube da nossa cidade (segundo a atleta transmitiu, posteriormente à direção, “com a função de representar todas as atletas da equipa”);
2 – O Treinador da equipa havia transmitido anteriormente à direção que iria à reunião com o intuito de transmitir ao clube que o convocou, o compromisso que havia assumido com o C.F. “Os Bonjoanenses” Faro e que o mesmo seria para honrar;
3 – Da parte das atletas nada foi comunicado à direção do nosso clube;
4 – No seguimento destas ações, a Direção convocou uma reunião com o Treinador, com todas as atletas e ainda com o principal patrocinador deste escalão;
5 – Nesta reunião, realizada na sede do nosso clube, foi-nos confirmado pelo nosso treinador que poderemos contar com o mesmo para a persecução do projeto de futsal feminino sénior, algo que já tínhamos como um dado adquirido pelas diversas conversas e ações tomadas anteriormente;
6 – Foi-nos igualmente comunicado que das 4 atletas que responderam à convocatória de reunião, a Rita Valente, a Rita Santos a Elisabete Guerreiro e a Filipa Coelho, as 3 primeiras tinham decidido abandonar o projeto e ingressar no outro clube da nossa cidade com quem houve a dita reunião à revelia da Direção do C.F. Os Bonjoanenses de Faro. Inclusivamente, foi transmitido pela atleta Rita Valente, “representante das atletas”, como a mesma o afirmou durante esta reunião, que o C.F. “OS Bonjoanenses” Faro era a rampa de lançamento para o outro clube, afirmando ainda, neste seguimento, quando questionada pela direção se estava a usar o nosso clube para esse fim, que “se entendem assim, sim foi”, citamos;
7 – Posteriormente foi-nos confirmado pelas atletas, Inês Fernandes e Catarina Guerreiro, que também tinham tomado a mesma decisão, o que perfaz o total de 5 atletas que não honraram o compromisso assumido com o nosso clube e, dessa forma, abandonaram o projeto;
8 – Foi-nos igualmente comunicado por todas as outras atletas que assumiram o compromisso com o clube, que se iriam manter no projeto de futsal com que se tinham comprometido com a mesma motivação e ambição e que continuariam a participar nos treinos de captação de atletas, que decorreram até ao dia de hoje, com vista à aposta na angariação de atletas e rejuvenescimento da equipa.

Consideramos que o desporto se deve pautar por valores que nada se coadunam com os episódios atrás relatados. Para nós a ética e o compromisso são fundamentais, não só a nível desportivo, mas também, transversais a todos os aspetos da vivência humana, pelo que apenas praticam desporto no nosso clube atletas que deem provas disso mesmo.

Deixamos bem claro que só nos faz falta quem está connosco de livre vontade e também que as “filtrações”, mesmo que aparentemente precoces, são sempre úteis e podem evitar problemas futuros de maiores proporções.

Depois da dificuldade que o clube teve em encontrar espaços e tempos de treino para esta modalidade, em função dos mesmos estarem sobrecarregados e de ser uma modalidade “nova” na sua atribuição, veremos se esta dificuldade se irá manter para outros clubes que não solicitaram os espaços desportivos antecipadamente ao Município de Faro.

O C.F. “Os Bonjoanenses” Faro é um clube amador, com mais de 120 atletas repartidos por 3 modalidades, muito organizado e feito de pessoas que dão a cara pelos projetos que abraçam e em que o compromisso, a ética e os valores são pontos de honra assentes na sua atividade social, cultural e desportiva.

Assumimos publicamente toda a nossa confiança no nosso treinador, João Silva, e enaltecemos o compromisso que tem para com o projeto que traçámos e para com o clube. Da mesma forma, realçamos o comportamento de lealdade e de compromisso que a maioria das atletas manteve e dessa forma irão continuar connosco.

Naturalmente o C.F. “Os Bonjoanenses” Faro faz todo este comunicado com base em provas e factos que estão devidamente documentados e que, aliás, grande parte dos mesmos estão divulgados nas páginas do facebook do clube, da sua secção de futsal e nas páginas das atletas referidas, pelo que torna-se obrigatória repor toda a verdade desportiva.

Na certeza de que o projeto de futsal sénior feminino no C.F. “Os Bonjoanenses” Faro vai ser um sucesso, deixamos-vos o lema do nosso clube que nos guia na nossa forma de estar e de atuar – “FORMAR PARA CRESCER”:
Atletas, miúdas, miúdos, mulheres e homens.

A Direção do Clube de Futebol “Os Bonjoanenses” Faro